Tv e Cinema

Janeites

Olá, pessoal,

Quem aqui adora Jane Austen? Quem aqui sonha com o Mr. Darcy? Quem respondeu não pode ir embora (brincadeira). Eu planejo futuramente fazer um post sobre os inúmeros filmes baseados na obra da autora, mas por ora selecionei filmes/séries que exploram, de alguma forma, o universo construído por Jane Austen ou vivido por ela.

Becoming Jane

Becoming Jane, 2007, (O nome em português é Amor e Inocência, mas como não gosto desse nome, falo em inglês mesmo) é o filme, além dos documentários, que mais revela sobre a vida da autora. Nós sabemos muito sobre sua vida através de cartas que ela escrevia para sua irmã, Charlotte, mas muito se perdeu com o tempo. Há rumores que Jane teve um pretendente chamado Thomas Lefroy, mas que por desventuras o romance não conseguiu ir além. Esse filme explora essa história com Anne Hathaway no papel de Jane e James McAvoy como Lefroy. É triste o final, mas recomendo muito esse filme não só para quem gosta de Jane, mas para quem gosta de romances históricos no geral.

Miss Austen regrets

Miss Austen regrets é um filme britânico também de 2007 que explora os últimos anos da Jane baseado em algumas cartas que ela enviou para sua irmã. Muito do filme é ficção, mas mostra como era ser uma escritora famosa e solteira aos 40 anos. Embora não tenha muita experiência com romances, ela tenta ajudar sua sobrinha, Fanny, a encontrar um bom parceiro. Muitos podem considerar o filme bem parado, mas para quem é fã da escritora, é ótimo para ver um pouco a mente por trás de tantos romances, afinal, Jane idealizou homens que muitas mulheres desejam até hoje.

O Clube de leitura de Jane Austen

Deixando de lado a biografia, selecionei alguns filmes que exploram a influência de Jane na nossa vida. O Clube de leitura de Jane Austen é um filme de 2007 (agora que percebi que esse foi o ano da Jane) que mostra um grupo de seis pessoas que se reúnem para discutir os seis livros da Jane. Cada um do grupo tem um problema e não vou comentar de todos. A história é clichê, mas ver em como os livros da Jane de alguma maneira influenciam a vida de cada um é bem legal. Sempre quis ter um clube de leitura e nunca fui bem sucedida, então gosto de assistir a esse filme pra imaginar como seria (campanha clube de leitura com a Patê). Tomem cuidado em assistir a esse filme sem conhecer todos as histórias da Jane, dá para entender tranquilamente, mas vocês acabam recebendo spoilers dos romances.

Austenland

Austenland, de 2013, é o mais extremo que uma fã de Jane Austen pode virar. A ideia é que alguém construiu uma espécie de parque temático austeniano. Nele, você passa uma temporada vivendo como se estivesse no século 18, com direito a atores interpretando personagens à la Jane Austen. É uma comédia divertidíssima e serve mesmo para quem não é fã de Austen. O filme também é baseado em um livro com o mesmo nome. Eu li e achei menos engraçado, mas tem mais coesão. Acho os dois bem legais. Já perdi as contas de quantas vezes assisti a esse filme, sério. É muito engraçado!

É isso aí, pessoal! Espero que vocês gostem da lista porque ainda pretendo mostrar muita Jane Austen aqui no blog.

Um beijo e até a próxima!

badge_post_01

Sobre o autor

Carla, 29 anos, publicitária, fotografa, social mídia, artesã. Louca da natureza, velharias e bichos. Mais na aba aba sobre e por todo o blog.

(8) Comentários

  1. Priscila diz:

    E se eu disser que já assisti a todos esses filmes com exceção do Miss Austen, sou muito fã da Jane, melhor escritora do mundoooo

    1. @Priscila, melhor escritora do muuuuundo haha <3

  2. Eu nunca li nada da Jane Austen. Nem vi nenhum filme sobre os livros dela. Calma, não precisa me xingar hahaha! Vou considerar teu post como uma indicação de mais um escritor maravilhoso que eu deixei de lado enquanto lia romances policiais. Prometo me retratar!

    1. @Mariana, você tá totalmente perdoada porque adoro romances policiais <3 hahaha
      E sim, por favor, guarde um espacinho para Jane Austen! Ela merece ser lida! 😀

  3. Já assisti Clube de Leitura e Austenland e adorei!

    Mas preciso ler outros livros da Jane Austen. Só li Orgulho e Preconceito e acho muito diferente você ler um livro depois de já ter assistido um filme sobre!

    O Pequeno Lírio

    1. @Claudia Hi, siiiiim, tem diferença mesmo! Recomendo Razão e Sensibilidade, muito muito bom! Depois que você ler, tem um filme com Emma Thompson e Kate Winslet fantástico! 😀

  4. Austeland já está na lista para assistir.Adorei o post.

    Beijos, JoCoeli

    1. @jo coeli, obrigada *-*
      Assista sem falta Austenland, é mega engraçado e fofinho! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *