Falando de

Como escolher o protetor solar

IMG_6676
BUH! Olha eu de cara limpa para assustar vocês.

Sabia que a maioria das pessoas não sabe como se proteger dos raios solares? Independentemente da estação do ano, o protetor solar é importante para prevenir danos a saúde, manchas na pele, envelhecimento precoce e doenças de pele.

Para aproveitar as coisas boas que o sol oferece, suprindo as necessidades de cada tipo de pele, as marcas criaram vários tipos de protetor solar. O produto é importantíssimo para qualquer idade, mas quanto mais cedo nos habituarmos a usá-lo, melhor.

Especialistas afirmam que 60% das mulheres usam protetor no rosto para evitar rugas e manchas, mas as pernas, que tem alta incidência de melanomas, recebem atenção de somente 2% das entrevistadas. Confesso que eu mesma esqueço de passar no corpo inteiro, mas é um hábito extremamente necessário.

Qual FPS usar?

Pele muito clara

Esse tipo de pele tem tendência ao surgimento sardas, manchas e pintas facilmente. Super sensível ao sol, tende a ficar vermelha e não se bronzeia facilmente. Peles muito claras correm alto risco de desenvolver câncer de pele.

FPS recomendado: 60 ou 70.

Pele clara

A pele clara queima com facilidade e também é bastante suscetível ao de câncer de pele, manchas e sardas. É um pouco menos sensível, mas também inspira cuidados.

FPS recomendado: 50.

Pele morena clara

Esse tipo de pele se bronzeia gradualmente, mas precisa de proteção tanto no dia a dia quanto na praia.

FPS recomendado: 45 ou 30.

Pele morena

Bem menos sensível ao sol, a pele morena queima moderadamente e se bronzeia com mais facilidade.

FPS recomendado:40.

Pele negra

Por ser completamente pigmentada, esse tipo de pele não se queima, porém, solicita proteção diária para combater o envelhecimento precoce e o risco de câncer.

FPS recomendado: 30.

6 tipos de protetor solar para cada tipo de pele

Peles normais

De textura suave e macia, a pele normal não é ressecada nem oleosa. Produto indicado: sérum, loção ou spray.

Pele mista

A pele mista é conhecida pela oleosidade na região T do rosto (testa, nariz e queixo) e ressecada nas demais áreas. Produto indicado: Gel-creme.

Pele oleosa

Para evitar brilho excessivo, obstrução dos poros e acne, recomenda-se produtos fluidos sem gordura e sem álcool. Produto indicado: gel-creme, sérum ou mousse.

Pele seca

Opaca e ressecada, esse tipo de pele fica facilmente com aspecto envelhecido. Dê preferência a um protetor solar à base de óleo e água, para deixar o toque mais macio. Produto indicado: Cremes ou loções.

Pele sensível

Propensa à irritação e vermelhidão, é um tipo de pele que exige cuidado redobrado. Produto indicado: Loção ou gel-creme.

Crianças

A pele do bebê é fina e extremamente sensível ao sol. Pediatras recomendam o uso do protetor solar acima dos seis meses. O produto aplicado deve ser especialmente elaborado para a pele dos pequenos. O FPS indicado para a criança é sempre acima de 30.

Minha pele se encaixa na morena clara e mista, percebi que estava usando um protetor completamente errado para mim, vou mudar assim que puder. Espero que esse post tenha ajudado vocês de alguma forma. Se cuidem!

Esse post foi patrocinado pela Farma22, as opiniões expressas foram sinceras e o conteúdo informativo foi considerado de interesse geral 😀

Sobre o autor

Carla, 29 anos, publicitária, fotografa, social mídia, artesã. Louca da natureza, velharias e bichos. Mais na aba aba sobre e por todo o blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *