Tv e Cinema

Cadê inspiração?

Olá, pessoal!

Foi muito difícil achar um tema para o post de hoje. Por isso, peço desesperadamente por temas (comentem lá embaixo)! Isso me fez refletir em como é difícil ser escritor e depender unicamente da inspiração. Imaginem a pressão?! Pois é! Selecionei, então, alguns filmes que retratam mais ou menos a vida de um escritor. Obviamente, não é tão recheada de mortes assim (spoilers, ops), mas já dá para ter uma ideia.

O Iluminado

Começo com o mais extremo, O Iluminado, 1980, de Stanley Kubrick, é baseado no livro de Stephen King e mostra a história de Jack, um escritor que é contratado para tomar conta de um hotel. Ele vai com a sua família para o hotel e aproveita o exilo para escrever um grande romance, seu sonho. A única forma que consigo explicar o filme é que “coisas estranhas acontecem” (quem não assistiu, assista). Dentre as inúmeras bizarrices, Jack se sente muito pressionado com o livro que está escrevendo e acaba, no final, só escrevendo a famosa frase “all work and no play makes Jack a dull boy” (só trabalho e sem diversão faz Jack um bobão – tradução livre).

Janela Secreta

Johnny Depp já interpretou vários escritores, mas dou destaque a Mort Rainey de A Janela Secreta, de 2004. Ele é um escritor que após se separar da esposa devido a uma traição, se exila a fim de tranquilidade. No entanto, obviamente, ele não consegue essa paz porque um cara, John Shooter, o acusa de plágio. A atuação do Johnny tá fantástica (sou muito fã) e tem um plot twist bem bacana nesse filme. Assistam!

Simplesmente Amor

Eu sei que já mencionei esse filme no post de natal (para quem não viu, clique aqui), mas como tem inúmeras mini histórias, vou repeti-lo aqui. Simplesmente Amor, de 2003, retrata a história de diversas pessoas semanas antes do natal. A que eu quero dar destaque hoje é a do Colin Firth, que interpreta Jaime que, após pegar sua esposa com seu irmão, tira umas férias no sul da França para escrever. Ele se apaixona pela empregada do lugar, Aurélia, que é portuguesa, mesmo sem conseguir conversar com ela, já que ambos não sabiam a língua materna do outro. A cena final dele é lindíssima, pessoal, um britânico arriscando um português é lindo demais.

Adaptação

Eu sei, eu sei. Não dá para levar a sério um filme do Nicolas Cage, mas calma! Adaptação, 2002, é um ótimo filme! Nele, ele é um roteirista que precisa adaptar para o cinema o romance escrito pela personagem da Meryl Streep. Ele tem que lidar com muitas dificuldades, não só na adaptação, mas também com seu irmão gêmeo que o atormenta. As personalidades dos dois irmãos são bem diferentes e Cage consegue distinguir os dois muito bem. Vale a pena.

Ruby Sparks

Para fechar, um filme indie bem gracinha. Ruby Sparks, de 2012, retrata a história de Calvin, que tem dificuldades para escrever seu último livro. Devido a problemas em encontrar uma garota na vida real, ele cria uma fictícia. O problema é que ela deixa de ser somente imaginária. Ah, preciso avisar que o final desse filme é meio perturbador. Quem ficou curioso, corre para assistir e comente suas impressões comigo!

É isso, pessoal! Espero que esse post inspire alguém (há!)

Até a próxima!

Beijos!

Sobre o autor

Carla, 29 anos, publicitária, fotografa, social mídia, artesã. Louca da natureza, velharias e bichos. Mais na aba aba sobre e por todo o blog.

(11) Comentários

  1. O Iluminado = melhor filme! E o roteiro de Adaptação é tão genial que a gente até esquece que o filme é com o Nicolas Cage, né? Hahaha! Maravilhoso! #CharlieKaufmanrules

    1. @Camila Faria, siiiim, O Iluminado <3
      E é tipo isso mesmo, quando vi o filme, me surpreendi! E tem a Meryl ainda! haha Charlie Kaufmann é foda! 😀

  2. Ahhhh Pate, eu adorei esse tema que voce escolheu! De todos os filmes, o único que assisti foi Simplesmente Amor, mas já faz tanto tempo que nem me lembro do filme! hahaha Fiquei com vontade de assistir esse Janela Secreta! <3

    1. @Natasha Romaszkiewicz, ah, obrigada, Natasha <3
      Se você é fã de Johnny Depp, veja sim Janela Secreta! 😀

  3. Acho que sou a única pessoa na face da terra que ama filmes natalinos e não suporta love actually (simplesmente amor) HAUHAUHUAHUAHUAH não sei gente, mas toda vez que começo a assistir nao passo dos primeiros 30 min. Tive que lutar muito pra assistir até o final.
    Mas adorei as outras recomendações!!!!!!!! O iluminado é sensa mesmo.

    beijocas

    1. @Patty, geeeeeente! hahahaha Simplesmente amor é meu filme de comédia romântica favorito! Por que você não gosta? hahahaha

  4. Tenta assistir o Jornalista bêbado HSUIHAUISHUSH vai que a criatividade melhora! -o/
    Eu sempre voto no tema: diário! É muito bom conhecer melhor a blogueira quando ela conta mais do seu dia a dia <3

    1. @Bela, Jornalista bêbado é legal, já assisti! haha como isso, Johnny fez vários filmes como escritor!
      Diááário! Obrigada, Bela! Ótimo tema! 😀

  5. Oiee! Eu nao vi ainda o Ruby Sparks! (como assim?) Quero ver agora. Acho dificil o lance de blogar, porque volta e meia a maquina quebra.. HAHAHAHA Mas sabe, nos conta um pouco mais de voce.. o que TE inspira pode ser algo que inspire a gente! =) Beijinhos

    http://www.verdadeescrita.com/o-dia-em-que-eu-cansei-de-viver-de-passado/

    1. @Rebeca Stiago, Veja o quanto antes Ruby Sparks, vale a pena 😀

  6. Gostei muito das dicas!

    Conheci seu blog através do grupo Rotaroots. Aproveitei para passar e conferir suas postagens. Parabéns, está tudo muito lindo, dá para ver que você que tem muito carinho envolvido. Vou voltar mais vezes.
    Um grande abraço!

    http://www.vuou.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *